terça-feira, 19 de agosto de 2014

Orla do gasômetro





Ainda não é um parque, mas é uma área admirável que Porto Alegre oferece para lazer e caminhadas à beira do lago Guaíba, junto à antiga Usina do Gasômetro.

Esta Usina é uma antiga construção, que tinha originalmente a função de produzir energia elétrica a partir de carvão mineral. Atualmente desativada, como é de se esperar, foi transformada numa área cultural.

Há shows e exposições permanentemente no prédio e na área próxima.

Já assisti a concerto por ocasião do Natal na área em frente ao prédio e também lembro de um memorável espetáculo de fogos de artifício no lago Guaíba, por ocasião do Ano Novo, perto da imensa árvore de Natal construída muitas vezes ao lado do prédio histórico do Gasômetro.

Os passeios à beira do Guaíba são muito agradáveis e também é oferecida a oportunidade de alugar triciclos e pedalá-los na área, interditada para os carros aos fins de semana. Se houver calor, é possível refrescar-se durante a caminhada num dos chuveirinhos. Para quem aprecia a ginástica com aparelhos, há também um local próprio. No final da tarde é possível ver e fotografar um dos mais belos espetáculos de pôr-do-sol.


Para os que apreciam os passeios aquáticos, é possível fazer um tour de barco, pois há um cais turístico no local.

E sempre é possível admirar o lago e a bela paisagem, saboreando um lanche oferecido num dos quiosques existentes no local.

Lugar para todas as idades, para muitas atividades, para ver e sentir o lazer e o turismo que Porto Alegre oferece.























Nenhum comentário:

Postar um comentário