sexta-feira, 9 de novembro de 2018

A orla revitalizada

Estou alegre no retorno desta viagem a minha cidade natal, Porto Alegre. Foram alguns anos de espera, mas temos agora a orla revitalizada.
Mesmo durante a semana de trabalho, há muitos turistas, incluindo estudantes do interior do estado, visitando a nova orla do lago Guaíba, próxima à casa de cultura do Gasômetro.
Chegamos ao local nesta quinta-feira, depois de ter viajado à noite para a cidade, aproveitando um período de promoções para viagens aéreas.  Na manhã de sol, descemos as escadarias que ligam o nível da rua ao nível do lago. Antes das obras, era bem difícil passear exatamente à beira do lago, pois havia apenas terra desnivelada. Agora há calçadas para caminhadas e atraentes decks, permitindo passear exatamente sobre a borda do lago. 
Há ainda decks, semelhantes a praças, com bancos para descanso sempre de frente para o lago. Ao lado, no mesmo local, está um restaurante panorâmico, com vista para 360º, justamente o nome da casa.
Há espaços para a prática de ginástica e parquinho infantil. Tudo isso numa área ajardinada e gramada. 
Não vimos o parque no momento do famoso pôr-do-sol, quando as escadarias, os bancos e as próprias pedras da borda da água são propícias à contemplação. E os passeios são possíveis à noite, sob a luz dos refletores e com as múltiplas lâmpadas das calçadas projetando luz. Procurarei num próximo passeio visitar a orla no final da tarde.
As garças na água do lago, as pedras, a vegetação nativa e as plantas aquáticas associam-se à obra, compondo um visual encantador.
Lindíssimo o novo parque à beira lago, parabéns a Porto Alegre! Espero passear várias vezes ali em minhas próximas viagens.
 















2 comentários:

  1. Ficou linda a orla e que legal esse blog pra P.Alegre! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que lindo este teu blog com estas fotos incríveis, Celina
    Que o amor, a paz a harmonia, a solidariedade e a sabedoria, estejam em nossas vidas durante o próximo ano. Muita saúde, sucesso e prosperidade. Feliz ano novo para você e seus entes queridos. O meu afetuoso abraço e meu beijo recheado de poesia

    ResponderExcluir